"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Comunicado de Imprensa - Delegados de Liquiçá denunciam intimidações

Vota para a FRETILIN!
Eleições Legislativas 2007

"Defendamos a independência de Timor-Leste"


Comunicado a imprensa
8 Junho 2007

Delegados de Liquiçá denunciam intimidações

Os delegados e militantes da FRETILIN, no distrito de Liquiçá, estão a ser vítimas de ameaças e de intimidações, dirigidas por membros do partido CNRT, liderado por Xanana Gusmão.

Em Liquiçá, no Diálogo de Quadros da FRETILIN, realizado hoje, sexta-feira, os delegados e militantes denunciaram estarem a ser alvo de uma campanha de intimidação por parte do CNRT local, através de uma acção concertada de Vicente Conceição Railós e dos seus poucos seguidores.

Após os resultados das eleições presidenciais - primeira e segunda voltas -, algumas casas residência, pertencentes a membros destacados da FRETILIN, foram saqueadas, vandalizadas e queimadas.

Os delegados e militantes da FRETILIN estão a receber ameaças continuadas de que se a FRETILIN vencer as eleições no distrito "irão ter as suas casas destruídas e queimadas".

Os membros da FRETILIN, no distrito de Liquiçá, estão a ser intimidados para que não exerçam o direito de reunião e esclarecimento no decurso das acções de campanha para as legislativas.

Com mil participantes, no Diálogo de Quadros, realizado em Liquiçá, os representantes denunciaram que muitos outros ficaram nos sucos e aldeias, por não terem condições de segurança para se deslocarem à capital de distrito.

A FRETILIN denuncia ser uma situação que se repete na zona ocidental do país onde pequenos grupos afectos a outros partidos, particularmente o CNRT, tentam impedir a realização das acções de campanha do partido.

Apesar das intimidações e ameaças continuadas, à integridade de pessoas e bens, os quadros, militantes e simpatizantes da FRETILIN, garantem estar preparados para continuar nas suas acções de campanha, ao nível de Distrito, de Suco e Aldeia.

A FRETILIN exige da UNMIT, que tome medidas, no sentido de garantir uma segurança mais efectiva nas eleições parlamentares, sem a qual todo o processo poderá ser posto em causa.

Para mais informações, contacte: Jose Teixeira (+670) 728 7080

Sem comentários: