"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Comunicado de Imprensa - Campanhas de alfabetização e cuidados básicos de saúde são vitais para as mulheres

Vote para FRETILIN!
Eleições Legislativas 2007

“Defendendo a Independência de Timor-Leste”


Comunicado de Imprensa
24 Junho 2007

Campanhas de alfabetização e cuidados básicos de saúde são vitais para as mulheres

Campanhas para promover a alfabetização e cuidados básicos de saúde em Timor-Leste são elementos vitais ao esforço do governo da FRETILIN para alcançar maior participação das mulheres na vida económica, política e social da nação, segundo a candidata parlamentar da FRETILIN e actual Vice-Ministra da Educação e Cultura, Ilda da Conceição.

Ilda da Conceição, uma ex-guerrilheira e fundadora da Organização Popular das Mulheres Timorenses (OPMT), continua: "É por isso que a FRETILIN irá financiar bolsas e incentivar pagamentos, de modo a apoiar mulheres e jovens a completar a sua
educação, desde o ensino básico até às instituições terciárias", disse ela.

"As Mulheres formam um dos três grupos principais que são alvo da nossa Campanha Nacional de Alfabetização, não só como participantes mas também como formadoras. Todos sabemos que, quando as mulheres aprendem a ler e a escrever, aumentam a sua autoconfiança e mais facilmente se afirmam tanto política como economicamente. O aumento do número de pessoas alfabetizadas também reduz a mortalidade infantil e melhora as condições gerais de saúde das mulheres e crianças."

Ilda da Conceição afirmou que o Governo da FRETILIN também se preocupou com os cuidados básicos de saúde ao melhorar a saúde das mães e crianças, bem como as práticas de assistência à reprodução.

"Timor-Leste tem a mais elevada taxa de fertilidade do mundo – 7,8 filhos por mulher em idade fecunda – e entre 42 a 80 mulheres em cada 10.000 morrem ao dar à luz. Uma combinação de cuidados básicos de saúde e educação pode ajudar a reduzir estes números."

Ela reconheceu que a FRETILIN ainda tem muito para fazer de modo a promover os direitos da Mulher.

"Alguns dos nossos adversários têm criticado a FRETILIN por ainda não ter aprovado a lei sobre a violência doméstica. Contudo, estamos a preparar esta legislação de modo a incluí-la no novo código penal, o qual precisa de um processo longo e difícil. Timor-Leste tem agora um sector de justiça em progressão e crescimento e a sua incapacidade de lidar com a violência doméstica é um legado do seu crescimento.

"A FRETILIN sabe melhor do que qualquer partido que as vítimas da guerra são as mulheres e que a violência contra elas continua mesmo que os conflitos acabem."

"A FRETILIN tem promovido os direitos da Mulher e a igualdade do Género desde a sua formação, em 1974. Ela foi a pioneira do Movimento dos direitos da Mulher em Timor-Leste e foi ela quem estabeleceu a Organização Popular das Mulheres Timorenses, em 1975, a primeira Organização de mulheres", disse Ilda da Conceição. "A FRETILIN promoveu os direitos da Mulher durante a resistência e a luta ainda continua. O Governo da FRETILIN criou a unidade para as pessoas vulneráveis dentro da PNTL (força policial), a qual combate o crime contra as mulheres e as crianças."

"Temos todos que redobrar os nossos esforços para mudar as atitudes da comunidade. É obrigação dos homens trabalharem juntamente com as mulheres para resolverem este assunto. Apelamos a todos os partidos políticos para que façam um acordo em como lutarão contra a violência contra as mulheres. Temos que exigir o melhor dos nossos líderes políticos, que são quem tem que dar o exemplo."



Para mais informações, contacte: fretilin.media@gmail.com
www.fretilin-rdtl.blogspot.com, www.timortruth.com

Sem comentários: