"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Comunicado de Imprensa - A FRETILIN aprovou a lei para proteger os votantes após as eleições legislativas


FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE

FRETILIN

Comunicado de Imprensa

Quarta-feira, 16 de Maio de 2007



A FRETILIN aprovou a lei para proteger os votantes após as eleições legislativas

A FRETILIN, maior partido político em Timor-Leste, aprovou hoje uma emenda da lei eleitoral, para as eleições legislativas, que irá reduzir o risco de intimidação e violência aos votantes, depois do anúncio do resultado das eleições.

Francisco Branco, deputado do Parlamento Nacional e membro da Comissão Política Nacional da FRETILIN, disse: “A emenda da lei é para que a contagem de votos das eleições legislativas sejam realizadas nos centros distritais em vez de serem nas estações de voto, nos sucos.”

O suco é a quarta estrutura da administração governamental, e encontra-se sob os níveis nacional, distrital e sub-distrital. Um Suco é um grupo de aldeias.

A emenda significará que ninguém poderá saber como é que as pessoas votaram em cada suco. Assim, irá reduzir o risco de intimidaçào e de violência aos votantes,” explicou Francisco Branco.

Este método de contagem de votos é semelhante ao que foi utilizado em 1999, para o referendo, onde a contagem foi toda efectuada apenas em Dili”.

Francisco Branco acrescentou que ”Está claro que os nossos membros e apoiantes têm estado sob ataque e intimidação em vários distritos, depois da vitória de Ramos-Horta nas eleições presidenciais. A maioria parlamentar, da FRETILIN, agiu de forma decisiva para proteger o eleitorado e ajudar a garantir que as eleições parlamentares de 30 de Junho sejam livres de violência.”

Francisco Branco questionou o compromisso de dois dos partidos da oposição, PSD (Partido Social Democrático) e PD (Partido Democrático), para garantir que as eleições sejam livres de violência, se os seus deputados abandonaram o parlamento, em protesto contra a emenda da lei eleitoral.

Para mais informações, contacte:

Jose Teixeira (+670) 728 7080 (Dili, Timor-Leste)




Sem comentários: