"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Comunicado de Imprensa - Nova Ministra da Justiça interfere numa Decisão do Tribunal

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE

FRETILIN


Comunicado de Imprensa
10 Agosto 2007

Nova Ministra da Justiça interfere numa Decisão do Tribunal


A FRETILIN condenou hoje a acção tomada pela nova Ministra da Justiça de Timor-Leste, Lucia Lobato, ao interferir na decisão do Tribunal, bloqueando a ordem dada para que o ex-Ministro do Interior, Togerio Lobato, embarcasse para Malásia para tratamento médico (operação ao coração).

“Durante o tempo que a FRETILIN esteve no governo, nunca interferiu no sistema judicial quando Rogério Lobato, uma figura sénior da FRETILIN, foi preso, julgado e sentenciado a sete anos e meio, e não conseguiu ganhar o seu recurso,” disse José Teixeira, deputado da FRETILIN e advogado formado na Austrália.

“Contudo, no primeiro dia do novo governo, occore logo um grande abuso de poder. O novo governo deveria continuar a prática do anterior governo, respeitando a independência do sistema de judiciário,” disse José TEixeira.

“Condenamos também os relatórios da imprensa internacional, ao dizerem que esta decisão do tribunal foi uma ‘acordo’ para permitir que Rogério Lobato ‘escapasse’.

“Os relatórios da Imprensa ignoram o facto de que a decisão do tribunal, para permitir que Rogério Lobato deixe o país, foi feita por um juíz, mesmo juíz que condenou Rogério Lobato anteriormente, após ter analizado os relatórios médicos de três médicos internacionais, incluindo um médico Australiano, que recomendavam que Rogério Lobato necessita de uma operação cirúrgica ao coração que não pode ser feita em Timor-Leste.

“Rogério Lobaro é um prisioneiro na jurisdição de Timor-Leste e irá regressar após a sua operação cirúrgica,” concluiu José Teixeira.

Para mais informações, contacte:

Jose Teixeira (+670) 728 7080, FRETILIN Media (+670) 733 5060

email fretilin.media@gmail.com
www.fretilin-rdtl.blogspot.com

Sem comentários: