"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Comunicado de Imprensa - FRETILIN assinou contratos com a comunidade para desenvolvimento local

Vote para FRETILIN!

Eleições Legislativas 2007

“Defendendendo a Independência de Timor-Leste”

Comunicado de Imprensa

22 Junho 2007

FRETILIN assinou contratos com a comunidade para desenvolvimento local


A FRETILIN tornou-se o único partido político em Timor-Leste a realizar acordos escritos com comunidades locais, providenciando subsídio govenamental at’e 100 mil dólares americanos por ano para prioridades de desenvolvimento local.
Francisco Guterros Lu Olo, Presidente da FRETILIN, assinou na última Quarta-Feira (20 de Junho) acorodos com os conselhos de suco do sub-dstricto de Venilale, no Distrito de Baucau. Sucos são zonas administrativas, compostas por aldeias, e são administradas pelos conselhos de suco que foram directamente eleitos pelas populações de cada zona.

Os acordos garantes que um governo da FRETILIN irá prioritarizar o desenvolvimento de objectivos estipulados pelas próprias comunidades. Os acordos assinado em Venilale foram os primeiros de vários acordos que estão a ser assinados com conselhos de suco por todo o país.

Lu Olo afirmou hoje que para alcançar um desenvolvimento equilibrado que beneficie todos os cidadãos, devemos dar prioridade às iniciativas das bases.

“No nosso ponto de vista, esta é uma importante pré-condição para a irradicação da pobreza. Esta é a razão porque a nossa campanha eleitoral tem-se concentrado em diálogos com as comunidades locais, à nivel de aldeias e sucos,” afirmou Lu Olo.

“Os nossos diálogo têm sido acompanhados por pesquisas escritas onde as próprias comunidades têm estipulado as suas necessidades e prioridades. A FRETILIN irá utilizar estas informações como base para os seus programas de desenvolvimento, planos e projectos do próximo mandato no Governo.

“Após as pesquisas estarem completa à nivel de suco, o Comité Central da FRETILIN irá declarar por escrito que, se ganhar a confiança do povo nas eleições de 30 de Junho de 2007 e assim poderá formar o governo, irá inserir, no plano desenvolvimento nacional, fundos de entre 25 mil e 100 mil dólares americanos por ano, a serem utilizados para o desenvolvimento das prioridades de cada um dos sucos.

Lu Olo afirmou que a FRETILIN irá canalizar os fundos através do Fundo de Desenvolvimento Comunitário e outros fundos comunitários estabelecidos durante o primeiro mandato da FRETILIN no governo.

“Estes acordos são um passo importante para uma transparente e fiável descentralização de fundos de desenvolvimento quetem benefícios directos para as comunidades,” disse Lu Olo. “As prórpias comunidades irão gerir e construir os projectos.”

“Estes acordos demonstram que apenas a FRETILIN tem escutado o povo e irá responder às aspirações do povo.

“Nós iniciamos as respostas ao tornar-mos a educação e a saúde como objectivos prioritários do governo, nos últimos cinco anos, porque foi o povo que escolheu estas prioridades durantes o processo de consulta pública sobre o Plano de Desenvolvimento Nacional.”

Para mais informações, contacte:
Jose Teixeira (+670) 728 7080
fretilin.media@gmail.com
www.fretilin-rdtl.blogspot.com, www.timortruth.com

Sem comentários: