"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

terça-feira, 15 de maio de 2007

Comunicado de Imprensa - A FRETILIN concorda com as iniciativas do governo para resolver o problema dos Peticionários


FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE

FRETILIN

Comunicado de Imprensa


Terça-feira, 15 de Maio de 2007


A FRETILIN concorda com as iniciativas do governo para resolver o problema dos Peticionários


A FRETILIN disse hoje concordar com as iniciativas do governo para resolver o problema dos Peticionários – o grupo de 591 soldados das F-FDTL que foram demitidos das forças armadas, em Março de 2006, depois de terem deserdado os seus quartéis, alegando terem sido vítimas de descriminação.

O Secretário Geral da FRETILIN, Dr Mari Alkatiri, disse: “O relatório com as recomendações da Comissão de Notáveis já foi publicado para o Conselho de Ministro, e debatido por eles.

O Conselho de Ministros já autorizou ao Primeiro-Ministro de Timor-Leste para iniciar negociações com representantes dos Peticionários, de forma a encontrar uma solução final para este problema importante.”

A Comissão de Notáveis, chefiada pela Ministra Ana Pessoa, foi nomeada pelo anterior Primeiro-Ministro, Dr Mari Alkatiri, em Abril de 2006. Durante vários meses, a Comissão realizou uma investigação detalhada sobre as alegações feitas pelos Peticionários.

É importante que o problema dos peticionários seja resolvido, dentro das estruturas legais, para evitar que se criei um mau precedente, que poderá dificultar a gestão de situações idênticas, que possam surgir no futuro. O respeito pelas instituições existentes é muito importnate. Contudo, a solução política é necessária sem que se comprometam as leis e os regulamentos existentes.

A FRETILIN continuará a apoiar a resolução deste problema através dos canais institucionais,” Alkatiri acrescentou.


Para mais informações, contacte:


Jose Teixeira (+670) 728 7080 (Dili, Timor-Leste)

Sem comentários: