Vote para FRETILIN!
Eleições Parlamentares 2007
“Defendendo a Independência de Timor-Leste”
Comunicado de Imprensa
26 Junho 2007
A FRETILIN promete manter Timor-Leste sem dívidas
A FRETILIN não irá abandonar o seu objectivo que manter Timor-Leste sem dívidas, reafirmou o Presidende do Partido, Francisco Guterres Lu Olo.
“Nós não iremos criar fardos para esta ou as próximas gerações, com o ciclo vicioso de dívidas no qual muitos países em desenvolvimento têm caído,” disse Lu Olo, que lidera a lista de candidatos parlamentares da FRETILIN.
“Não há a necessidade de Timor-Leste criar dívidas ao pedir emprestado a outros. O nosso Fundo de Petróleo irá providenciar dinheiro suficiente para melhorarmos os padões de vida do nosso povo e desenvolver a economia, por muitos anos.”
Lu Olo disse estar preocupado com as declarações de alguns políticos, especialmente Xanan Gusmão e o seu partido CNRT, que seram corajosos o suficiente para tornar Timor-Leste num país comd dívidas”.
“Estou preocupado com este tipo de pensamento,” disse Lu Olo. “Eu não acredito que os Timorenses queiram que nós criemos dívidas que não seremos capazes de pagar, o que a história demonstra que é o que acontece por todo o lado.”
Lu Olo disse que criar dívidas à nação irá pôr em causa o futuro crescimento económico. “A nossa indústria e agricultura não capacidade suficiente para ganhar o necessário para pagar quaisquer dívidas que tenhamos, e a dívida continuaria a aumentar a cada ano que passasse. Dinheiro para eduçào, cuidados de saúde, desenvolvimento agrícola, segurança alimentar, serviços sociais e outros serviço, teria que ser reduzido para podermos pagar aos estrangeiros a quem deveriamos. Não quero, e tenho a certeza de que o povo timorense não quer, que tal aconteça.” afirmou Lu Olo.
Lu Olo disse que a existência de dívidas iria comprometer a soberania política e económica de Timor-Lesre. “Existem muitos países, perto do nosso, onde cada criança já nasce com uma dívida de um milhão de dólares por pagar. Pessoas a quem pedimos emprestado irão exercer a sua influência em nós e nas nossas políticas, na nossa casa e fora. Perdi muitos amigos na luta pela independência e não vou desperdiçá-la.
“O governo da FRETILIN resisti a pressões internacionais, multi e bilaterais, para aceitar empréstimos, e hoje Timor-Leste é um país sem dívidas, e possui um fundo do petróleo capaz de financiar desenvolvimento sustentável social e económico.
“O Governo tem sido elogiado pela sua prudente gestão económica e fiscal dos rendimentos do petróleo e seu orçamento.”
Lu Olo disse que o crescimento económico deste ano fiscal estava previsto para cerca de 7%, mas atingiu apenas 5.5% devido a crise que praticamente paralizou a economia por cerca de quatro meses.
“A economia mostra agora sinais de uma recuperação forte e sustentável, e estamos no bom caminho para atingir o desenvolvimento económico previsto de pelo menos 7%, no próximo ano fiscal.”
Lu Olo disse que alguns políticos não gostam, de forma irracional, da política da FRETILIN sobre não às dívidas, apesar de não terem apresentado uma análise detalhada do que eles propõe e do impacto que teria no desenvolvimento económico da nação.
“Eles fritam pela mudança sem pensar nas ramificações. Eles estão a opôr-se e a criticar so pela acção de fazê-lo.
“Todos os partidos devem declarar quais são as suas opiniões sobre este assunto. O Povo de Timor-Leste sabe qual é a posição da FRETILIN. O povo deve saber também qual é a posição dos outros partidos, para que possam decidir quem melhor pode governar pelos seus interesses e pelos interesses da nação,” disse Lu Olo.
Para mais informações, contacte:
Jose Teixeira (+670) 728 7080
FRETILIN Media (+670) 733 5060
email: fretilin.media@gmail.com
www.fretilin-rdtl.blogspot.com, www.timortruth.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário