"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

quarta-feira, 16 de maio de 2007

RESPOSTA ao comentario de AMAS

AMAS disse...
Porque é que, na ordem de apresentação dos vossos comunicados, as línguas oficiais de Timor-Leste vêm depois do Inglês? A ordem alfabética não deveria ser, neste caso, justificação!Creio que vale a pena colocar em primeiro lugar as duas línguas oficiais e depois a língua inglesa.
15 de Maio de 2007 17:16


Resposta: se reparar nas horas de publicacao dos comunicados de imprensa (por baixo dos comunicados) ira reparar que os comunicados em Tetum e em Portugues sao SEMPRE publicados antes dos comunicados em Ingles. Portanto, podera reparar que encontra-se por ordem decrescente de hora de publicacao. E publicamos sempre:
1- primeira lingua oficial: Tetum
2- segunda liunga oficial: Portugues
3- uma das linguas de trabalho: Ingles

Obrigado pelo seu comentario, e se tiver mais alguma duvida nao hesite em apresenta-la.

1 comentário:

Anónimo disse...

´Caros amigos,

Também Churchill nainglaterra, Mário Soares em Portugal ou Lula da Silva perderam eleições na inglaterra, em portugal ou no Brasil. Lula da Silva só à quarta vez é que conseguiu ser eleito. Mas depois disso já foi reeleito. Atrás de tempos tempos vêm. Em política as vitórias como as derrotas não são definitivas.
A luta continua.Viva Luolo que prestou um grande serviço a Timor Leste, à democracia e ao pluralismo.
Mas luta continua. Tmos que continuar.

Desde Abril de 2006 que os militantes da FRETILIN têm sido intimidados,perseguidos, intimidados. Em Timor Leste independente ninguém devia ser perseguido pelas suas ideias políticas. Ninguém devia ser discriminado por causa da sua religião. Num Timor Leste verdadeiramente livre tem de haver tolerância, respeito pela opinião diferente, tem de haver liberdade. Mas para haver liberdade a polícia os tribunais os titulares dos órgãos de soberania têm de respeitar e aplicar e fazer aplicar a lei.
E o problema começou aí quando Xanana que foi um grande guerrilheiro, mas foi um mau presidente passou a usar a lei, de acordo com as suas conveniências, a aplicar a lei num casos e não outros, a descriminar, a fazer apelos à violência e à revolta, o resultado está à vista de todos...
Foi Xanana um ingénuo, terá sido manipulado, talvez...mas um homem de estadose tem que falar verdade não se pode entregar a impulsos, a furias, a irritações, a humores. Tem de usar a cabeça.
Tem de ser racional.
Desde o início da crise que o discurso verdadeiramente cristão, de aplelo à calma, à paciência, à não violência, à racionalidade vem do comité central da FRETILIN e de Mari alkatiri. Hoje em Timor mais que todos quem segue verdadeiramente as palavras do Santo Padre Bento XVI é Mari Alkatiri o que não deixa de ser irónico.
Porque os senhores padres do oeste se esqueceram da igreja e fazem política...

Quem viu as fotografias do treino dos fiscais eleitorais da FRETILIN antes da primeira volta das eleições presidenciais teve a sensação de que a FRETILIN ia perder...porque faltava alegria, faltava entusiasmo. As pessoas estavam ou pelo menos pareciam tristes e amarguradas. Ora uma eleição não se ganha sem alegria, sem motivação, sem entusiasmo sem desejo de vitória.
É preciso corrijir isso. É preciso festa. é preciso, apesar de tudo celebrar o projecto FRETILIN de independência nacional, e de lçibertação do povo. é preciso galvenizar o povo. Entusiasmar as massas.
Junho é um mês do Santo António (a 13 de Junho), do S.João (a 24 de Julho) e do São Pedro (a 29 de Junho). Nos Sucos FRETILIN podiam ser organizadas pequenas festas comicio para festar os antos, para conviver, para persuadir o povo a votar FRETILIN.
Onde está a juventude FRETILIN? Porque não festeja, porque não celebra?
Como se viu com os resultados eleitorais há muito trabalho politicio a fazer em Dili, em Ermera, em Liquiçá, em Aileu, em Ainaro, em Oecussi...

Outra ideia é o uso da televisão...hoje mais do que nunca o que na lusofonia se partilha é o gosto da novela brasileira. Do Brasil a Portugal da Guiné Bissau a Cabo Verde, de Angola a Moçambique todas as televisões emitem novelas brasileiras, que agradam muito ao povo. O governo devia providenciar para que passassem novelas brasileiras na televisão. Podem começar com as antigas que serão hoje baratas: a escrava isaura (que foi um grande sucesso na China), a Cabloca que está neste momento a ser emitida em Angola, o bem amado que foi um grande exito em Angola e em Portugal, a gabriela cravo e canela, ou o roque santeiro ou o como uma onda que acabou agora de passar em Moçambique com grande sucesso. O membro do governo que tutela a tvtl devia organizar uma festa do inicio da emissão de novelas brasileiras pela televisão.Dar alegria ao povo émuito importante.
Têm de ser feitas inaugurações. Em todo o mundo se fazem inaugurações deobras antes das eleições, se há trabalho feito a hora de o mostrar é agora antes das eleições. é preciso lembrar ao povo tudo o que se fez desde 2002.

Quanto vale a FRETILIN Mudança? 5%? 10%? 12%? Do seu peso leleitoral pode depender a FRETILIN voltar a ser governo ou passar à oposição... Se a FRETILIN perder as elições pode ser um desastre para Timor Leste. É preciso trabalhar para evitar que o desastre aconteça!
Um grande abraço,
Força camaradas!
AG