"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Comunicado de Imprensa: Partido sai da coligação de Gusmão para se aliar à FRETILIN

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

COMUNICADO DE IMPRENSA
5 Maio 2008

Partido sai da coligação de Gusmão para se aliar à FRETILIN

A Associação Social Democrática Timorense (ASDT), um membro do governo de facto de Timor-Leste, retirou-se da coligação do governo e formou uma aliança com a FRETILIN.

Líderes da ASDT e FRETILIN assinaram um acordo em Dili no Sábado para entrar numa "coligação sólida" para formar o próximo governo constitucional de Timor-Leste.

Na declaração conjunta criticaram o governo de facto liderado por Xanana Gusmão como "cheio de nepotismo e corrupção".

Nas eleições parlamentares de 2007 a aliança ASDT/Partido Social Democrático ganhou 18 por cento dos votos e 11 lugares, tornando-se a terceira maior força popular depois da FRETILIN (21 lugares) e do CNRT de Gusmão (18 lugares). A ASDT tinha dois ministros no governo de facto.

A declaração conjunta foi assinada pelo Presidente da ASDT Francisco Xavier do Amaral (o primeiro Presidente da FRETILIN e de Timor-Leste e o homem que proclamou a independência nacional em Novembro de 1975) e o corrente Presidente da FRETILIN Francisco Guterres Lu Olo (que proclamou a restauração da independência de Timor-Leste em 20 de Maio de 2002).

A declaração disse que ambas ASDT e FRETILIN nasceram como forças políticas para alcançar a libertação total do povo e da nação de Timor-Leste.

Continuava: "Hoje, apesar do povo de Timor-Leste ter sido libertado de séculos de domínio estrangeiro, o povo está mais uma vez a viver sob um governo cheio de nepotismo, corrupção, conivências e injustiça, e estamos a testemunhar a perseguição de patriotas nossos. A situação arrastou mais uma vez o nosso povo a viver vidas de medo dos que estão no poder político e e de perda de esperança pelo desenvolvimento económico da nação."

O acordo ASDT/FRETILIN abre o caminho para ambos os partidos prepararem imediatamente uma plataforma política para um futuro governo. Isso garante uma participação justa e proporcional por membros da ASDT nos executivos dum governo e parlamento futuros .

A ASDT original foi formada em 20 de Maio de 1974, e re-chamada FRETILIN mais tarde nesse ano. Xavier do Amaral re-formou a ASDT para as eleições em 2001, quando se afirmou contra Xanana Gusmão para a presidência.


Para informações por favor contacte: José Teixeira no +670 728 7080
Para mais informações da ASDT, por favor contacte João Correia no +670 724 9524

Sem comentários: