"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Comunicado de Imprensa: Deputados da FRETILIN abandonam o parlamento em protesto

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Comunicado de Imprensa
Maio 7, 2008

Deputados da FRETILIN abandonam o parlamento em protesto

Deputados da FRETILIN abandonaram ontem a sessão da tarde (Terça-feira 6 Maio 2008) do Parlamento de Timor-Leste em protesto por tentativas de evitar o questionamento de dois ministros do governo envolvidos em transacções comerciais duvidosas no valor de muitos milhões de dólares.

A FRETILIN disse que o Presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama Araújo usou mal as regras em vigor no parlamento para restringir o questionamento do Sr Mariano Sabino, Ministro da Agricultura e Pescas e Sr Gil Alves, Ministro do Turismo, Comércio e Indústria, a uma pergunta por partido.

O líder parlamentar da FRETILIN Aniceto Guterres disse hoje que queria perguntar ao Ministro do Turismo, Comércio e Indústria porque é que um contracto de muitos milhões de dólares para importação de arroz foi feito com um único fornecedor e não através dum concurso internacional.

“O Ministro da Agricultura e Pescas de facto precisa de confirmar ou negar relatos de que assinou acordos para dar a companhias estrangeiras 300,000 hectares para plantações de borracha e outros 100,000 hectares para cana de açúcar para bio-combustível, quando o nosso povo está a enfrentar altos preços para bens alimentares e o nosso país está ainda a importar a maioria do arroz que precisa,” disse Guterres.

Guterres acusou o Presidente do parlamento Lasama de usar mal as regras em vigor para proteger os Ministros de facto e o governo AMP de facto de serem responsabilizados pelos representantes do povo nestas questões graves.

“Isto é contrário às regras parlamentares e à práctica no parlamento anterior. Esta é uma tendência não democrática e que mostra como estão a ficar desesperados os aliados do governo de facto perante uma vaga de alegações de má-administração e de negócios altamente questionáveis envolvendo encomendas do governo no valor de muitos milhões de dólares,” acrescentou Guterres.

“Estes últimos casos de má-administração seguem-se a revelações de que o Vice-Primeiro-Ministro José Luis Guterres, usou fundos públicos para aumentar o salário da mulher como diplomata em Nova Iorque, quando ele era Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. O dinheiro foi usado para comprar um piano de cauda longa.

“Durante mais de uma semana requeremos formalmente ao parlamento para chamar o governo AMP de facto para comparecer no parlamento para responder às nossas perguntas acerca do nível de sucesso nos gastos do orçamento para o período transitório de 1 Julho a 31 Dezembro 2007. Mas até à data não tivemos nenhuma resposta. Dadas as restrições levantadas pelo Presidente do Parlamento ontem, receamos que os nossos esforços para responsabilizar o governo pela execução do orçamento sejam igualmente frustrados,” disse Guterres.

Apesar da falta de quórum uma vez que a FRETILIN e a ASDT não estiveram presentes, o parlamento continuou em funcionamento, o que é outra questão grave na conduta do Presidente do Parlamento.

Contacto:

José Teixeira +670 728 7080
Nilva Guimarães +670 734 0389

Sem comentários: