"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Comunicado de Imprensa: FRETILIN rejeita a cerimónia para receber amotinados

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE

FRETILIN

Comunicado de Imprensa
Abril 30, 2008

FRETILIN rejeita a cerimónia para receber amotinados

O grupo parlamentar da FRETILIN rejeitou ontem participar numa cerimónia para receber o grupo amotinado liderado por Gastão Salsinha, dizendo que os amotinados devem enfrentar os tribunais primeiro, em vez de serem apresentados no palácio do governo.

O grupo de Salsinha está ligado ao alegado ataque ao Primeiro-Ministro de facto em 11 de Fevereiro de 2008.

O líder do grupo parlamentar da FRETILIN, Aniceto Guterres, deu esta resposta clara a perguntas dos media. Pensa-se que Mário Carrascalão o líder do PSD e deputado, recusou também estar presente na cerimónia.

"Esta cerimónia organizada pelo governo de facto da AMP é incorrecta. Dá uma imagem negativa do Estado da nossa nação. Não podemos tratar amotinados da mesma maneira que trataríamos uma cerimónia da família ou uma cerimónia tradicional. Devemos tratar estas questões de Estado com muita mais seriedade. Estas acções diminuíram a dignidade do Estado da nossa nação," disse Guterres.

De acordo com Guterres estes amotinados deviam ter sido imediatamente apresentados às autoridades da justiça e processados correctamente. Guterres acrescentou que num Estado sob o domínio da lei todos os que violaram a lei respondem perante os tribunais e não perante figuras políticas.

"O governo de facto da AMP organizou uma cerimónia de recepção ao mesmo tempo que ignorava o mandato para a apreensão imediata desses amotinados alegadamente responsáveis por se engajarem em acções criminosas graves contra o Estado. Pelo que ouvimos, o amotinado Salsinha e o seu grupo nem mesmo se renderam formalmente às autoridades ontem, mas foram autorizados a participar numa cerimónia pública que foi uma charada. Foi simplesmente uma farsa para ganhos políticos."

Guterres acrescentou ainda: "A FRETILIN vê esta atitude indigna pelo Estado como projectando uma imagem negativa para o nosso povo e apenas promoverá desrespeito pela lei e pela constituição. É também uma mostra descarada pelos que hoje governam Timor-Leste da sua falta de respeito pelo primado da lei."

Guterres disse a fechar que mais uma vez o grupo parlamentar da FRETILIN saúda o Comando da Operação Conjunta pelo sucesso em trazer os amotinados e reconheceu os esforços pessoais de Gastão Salsinha o o seu grupo como cidadãos de Timor-Leste para se entregarem pacificamente à justiça.

Para mais informação por favor ligue a Nilva Guimarães em Dili: +670 7340389

Sem comentários: