"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Comunicado de Imprensa - Tentativa contra a vida de Lu'Olo marca um novo ponto baixo na política em Timor-Leste

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

COMUNICADO DE IMPRENSA
Novembro 16, 2007

Tentativa contra a vida de Lu'Olo marca um novo ponto baixo na política em Timor-Leste

Por volta das 4.40 am na Sexta-feira 2 de Novembro, disparos de tiros dum carro contra a casa do Presidente da FRETILIN Francisco Lu'Olo Guterres marcou a primeira tentativa de assassínio dum líder nacional e um novo ponto baixo na política Timorense apesar das eleições presidenciais e legislativas em meados do ano.

Lu'Olo foi o comandante da guerrilha da RESISTÊNCIA FALINTIL na altura da derrota Indonésia no referendo da ONU em 1999, e o primeiro Presidente do Parlamento Nacional, eleito em Maio de 2001. É deputado no corrente parlamento. Tudo isto o torna um símbolo vivo da luta de libertação de Timor-Leste e estes tiros são um incidente maior.

Desde que foi instalado o novo governo no princípio de Agosto, a FRETILIN tem mantido a sua opinião que o Primeiro-Ministro, José Xanana Gusmão, não foi nomeado de maneira adequada, e tem mantido um papel vigoroso como Oposição. Realizou dois “retiros” bem participados nos quais as sua políticas e estruturas de base foram revistas e reforçadas.

"Esta resiliência não era esperada pelos nossos opositores, e isto pode explicar as tensões subjacentes por detrás disto, que pessoalmente encaro, no melhor, um sério acto criminoso de intimidação, e no pior como uma tentativa de assassínio, sendo que não podemos descartar o último visto que esta matéria está ainda a ser investigada," comentou o deputado da FRETILIN José Teixeira.

A casa de Lu'Olo fica no subúrbio frente ao mar em Dili o subúrbio de Farol. O veículo donde partiram os tiros tinha janelas pintadas, de acordo com o relato feito no parlamento pelo deputado da FRETILIN Inácio Moreira.

Com base nas informações do próprio Lu'Olo e da sua unidade de protecção próxima, o Sr Moreira disse, "Foi visto um carro a vir da direcção da Praia dos Coqueiros – Campo Alor, que, quando passava em frente da residência do antigo Presidente do Parlamento Nacional, afrouxou a marcha, disparando quatro tiros de pistola.

"Depois de disparar os tiros, deixou de imediato o local. Quando a segurança de protecção próxima do antigo Presidente do PN sairam da residência, para fazer o reconhecimento da situação, o grupo deixou o local. Três minutos depois, chegou a UNPOL ao local para recolher detalhes sobre a ocorrência, tendo encontrado os cartuchos das balas ainda quentes, que foram levados para a esquadra da polícia", explicou o Sr Moreira numa entrevista publicada no jornal local, Jornal Nacional Semanário, em 10 de Novembro 10.

O grupo parlamentar da FRETILIN considera que os tiros são um acto de terror e exige uma investigação completa para identificar os culpados. O Sr Moreira expressou fortes preocupações por ter de levantar o incidente no parlamento antes de ser sido relatado em qualquer media local.

O grupo da FRETILIN foi apoiado pelo Vice-Presidente do Parlamento Nacional, Vicente da Silva Guterres (CNRT), que considerou os tiros como um incidente graves pediu às autoridades competentes para fazerem uma investigação extensa.

Conquanto não tenha ficado ninguém ferido, a família a viver na casa de Lu'Olo está aterrorizada. A casa é uma estrutura desmontável que não oferece protecção contra balas, e foi atingida quatro vezes.

Para mais comentários: deputado José Teixeira +670 728 7080 / 0407 293 365

Sem comentários: