"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

"Defendendo a Independencia de Timor-Leste"

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Comunicado de Imprensa - FRETILIN realiza diálogos com o povo durante a primeira semana de campanha



Vota para FRETILIN!
Eleicoes Legislativas 2007


Defendemos a Independencia de Timor-Leste!"


Comunicado a imprensa
7 Junho 2007

FRETILIN realiza diálogos com o povo durante a primeira semana de campanha

FRETILIN, o maior partido político de Timor-Leste, realizou encontros para diálogos, nos distritos de Viqueque, Lautem, Baucau e Manatuto, durante a primeira semana de campanha para as eleições legislativas de 30 de Junho (29 de Maio a 1 de Junho).

O Presidente da FRETILIN, Francisco Guterres Lu Olo, disse que “Os encontros foram liderados por mim prórpio e pelo Secretário Geral Mari Alkatiri.

“Fomos auxiliados pelo Ministro da Agricultura, Francisco Benevides, a Vice-Ministra da Educação, Ilda Maria da Conceição, e a Ministra das Obras Públicas, Odete Victor.”

Lu Olo afirmou que “os diálogos envolveram um alto nível de interacção entre a liderança do partido e os seus militantes e apoiantes. Os militantes e apoiantes foram encorajados a fazer perguntas sobre o programa do governo, durante os últimos cinco anos, e o objectivo dos próximo cinco, se a FRETILIN formar o Governo.

“O papél da nossa liderança, durante os encontros, foi de esclarecer as dúvidas e questões postas, e reforçar o talento da lista parlamentar da FRETILIN”.

Lu Olo continuou: “Também reforçamos que foi durante o governo da FRETILIN que fomos capazes de construir e estabelecer instituições governamentais e desenvolver um programa político, económico, social e cultural para a nação.”

“Os próximos cinco anos de governacão irão contrar-se na educação, saúde, infraestruturas e agricultura. Em relação às infrasestruturas de Timor-Leste, o governo da FRETILIN irá concentrar-se nos transportes e comunicação, electricidade e água.”

Lu Olo disse “Também mantivemos a nossa mensagem muito positiva e falamos sobre o nosso programa.

“Vamos evitar linguagem confrontal contra os partidos da oposição e manteremos as nossas críticas às políticas dos partidos da oposição.

“Esta aproximação está de acordo com o código de conduta eleitoral, assinado pelos representantes de todos os partidos políticos, no qual cada partido concordu em promover uma campanha limpa, que não envolva ataques pessoais, violência e insultos.

Lu Olo afirmou “a FRETILIN só promete o que pode cumprir. A FRETILIN só faz promessas concretas. Não queremos dar falsas esperanças ao Povo de Timor-Leste.”

Dr Alkatiri disse “Quando tomei posse como chefe do primeiro governo constitucional, eu sabia que os primeiros cinco anos de governação seriam difíceis. Contudo, não me arrependo da minha decisão.”

“No final de cada encontro, enfatizei a necessidade da vitória da FRETILIN nas eleições legislativas para que haja um equilíbrio de poderes com o Presidente da República, que se tornou um representante dos partidos da oposição.

“O Presidente realizou a sua campanha afirmando ser uma figura independente. Contudo, para conseguir o apoio de todos os partidos da oposição fez promessas que irá ter dificuldades para cumpri-las. As promessas feitas por ele significam que ele é uma figura comprometida.

“Se os partidos da oposição formarem o governo, o Presidente estará ainda mais comprometido na sua posição.”


Para mais informações, contacte fretilin.media@gmail.com

www.fretilin-rdtl.blogspot.com, www.timortruth.com


Sem comentários: